Nosso lindo mundo

Nosso lindo mundo

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Descoberto nos EUA álbum com imagens inéditas de Hitler e campos de concentração

São 214 fotogragias inéditas do qual se desconhece tanto o autor das imagens como seu proprietário

Aparecen en Nueva York  fotos ineditas de Hitler

O misterioso álbum de fotografias, ao qual o jornal norte-americano The New York Times teve acesso, foi descoberto em Nova Iorque, mas o autor e proprietários  são até agora desconhecidos.  De acordo com o jornal, o álbum de fotografias chegou às mãos dos jornalistas  por um "homem da indústria da moda que trabalha em Manhattan" e que prefere  ficar no anonimato. 

As fotografias não têm qualquer referência de datas  e locais, mas revelam imagens inéditas de Adolf Hitler, de oficiais e soldados nazistas  e pessoas detidas em campos de concentração. 

A proximidade das pessoas retratadas indicia que o autor tinha acesso  livre tanto junto aos agentes de Hitler como aos campos de concentração.  O jornal solicita aos leitores que ajudem a identificar  as fotografias. 

Do que já conseguiram perceber, uma das fotografias aparenta ter sido  feita no campo de concentração de Minsk em 1941. Outra foi feita numa estação  ferroviária, na qual Hitler aguarda a chegada do então regente da Hungria,  Miklós Horthy. 

 Judith Cohen, do Museu do Holocausto nos Estados Unidos, afirmou ao  jornal The New York Times que este conjunto de fotografias se destaca pela qualidade das imagens,  feitas "claramente por um profissional que sabia o que estava a fazer",  e que possivelmente fazia parte do corpo de propaganda de Hitler. 


Hitler (1889-1945) lideró a las fuerzas alemanas durante la Segunda Guerra Mundial (EFE Archivo).

A particularidade deste álbum não é apenas o fato de ter permanecido em segredo durante vários anos, mas por reunir tanto soldados nazistas como as vítimas do extermínio em massa, todas elas registradas de perto, o que demonstra que o fotógrafo tinha acesso tanto às tropas de Hitler como aos campos de concentração.
 
Em uma das páginas do álbum pode ser visto um prisioneiro do que parece ser um campo em Minsk (Bielorrúsia) por volta de 1941, muito magro e coberto por uma manta enegrecida, ao lado de outra imagem na qual aparece um grupo de prisioneiros com a Estrela de Davi pintada sobre a roupa.
 
Adolf Hitler aparece em quatro páginas do álbum. O autor das imagens também documentou o trajeto pelo Leste Europeu de um ônibus do Partido Nazista, um grupo de enfermeiras saudando Hitler em uma estação de trem, uma família com seis filhos imersa na pobreza e as ruínas de uma cidade destruída após bombardeios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário