Nosso lindo mundo

Nosso lindo mundo

domingo, 5 de junho de 2011

As cidades do Rio estão ficando mais verdes

O Rio ganhou o equivalente a 109 mil campos de futebol em áreas de conservação municipais. No início desse prazo, foi implantado o ICMS Verde, que coloca, no cálculo da distribuição entre os municípios do imposto acumulado pelo Estado, critérios como área de proteção ambiental, lixo e água, além dos habituais (área e população).


                                                           (foto de Antônio Ângelo, Ilha do Japonês, Cabo Frio)

Entre as áreas criadas estão o Parque Marinho de Corais, em Búzios, e o Parque Natural Montanhas de Teresópolis. Muitos municípios beneficiados são pequenos, e os recursos do ICMS Verde fazem mais diferença.

O índice de repasse do ICMS Verde é composto da seguinte forma: 45% para áreas conservadas (unidades de conservação, reservas particulares e áreas de proteção permanentes); 30% para qualidade da água; e 25% para a administração dos resíduos sólidos. As prefeituras que criarem suas próprias unidades de conservação terão direito a 20% dos 45% destinados à manutenção de áreas protegidas.

O ICMS Verde, não premia apenas municípios por ações em defesa de sua cobertura vegetal, mas também pela preservação da água e pelo tratamento do lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário